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As Mesas Girantes
em Paris
O caso das irmãs Fox, paradigma do moderno
espiritismo, ganhou repercussão e logo extrapolaria as fronteiras
estadunidenses. A família ficou abalada com o fenômeno, efeito atribuído às
irmãs; afastadas de casa, morando com o irmão David Fox, os mesmos ruídos eram
ouvidos. Embora fossem feitos esforços para que o público ignorasse essas
manifestações, elas tornaram-se conhecidas. E quando as meninas viajavam, o
fenômeno as acompanhava nas casas em que se hospedavam. Com o tempo, foi estabelecido
um sistema de códigos para compreender cada letra de acordo com o número de
batidas.
O pesquisador do espiritismo e o principal biógrafo
brasileiro de Allan Kardec, Zeus Wantuil assim descreve o encontro das irmãs
com intelectuais e religiosos:
[...] Numa
Sessão realizada em Nova Iorque, em 1850, sentados ao redor de uma mesa, vemos
o Ver. Griswold, o novelista Fenimore Cooper, o historiador J. Bancroft, o Dr.
Hawks, os doutores J.W. Francis e Marcy, o poeta quaker Willis, o popeta
Bryant, o general Lyman e o periodista Bigelow, do Evening Post. Todos eles se
manifestaram satisfeitos com a sessão, e declararam: ‘ As maneiras e a conduta
das jovens (isto é, das irmãs Fox) são tais que tudo se inclina a favor delas.
O movimento espiritualista nos Estados Unidos avançou
rapidamente, numa interação com o protestantismo de diferentes grupos e seitas
por intermédio de enfoques educacionais, tendo diversas publicações e grupos de
estudo. A primeira organização espírita regular foi constituída em Nova Iorque,
em 10 de junho de 1854, sendo denominada “Sociedade para a difusão do
Conhecimento Espírita”, entre cujos membros, contava com um Juiz, Edmonds, e o governador
de Wisconsin, Tallmadge.
Poucos anos após os acontecimentos de Hydesville, as
mesas girantes se tornaram um modismo na Europa, sensação nas reuniões dos
círculos abastados da sociedade, sobretudo, em Paris e Lyon. Os jornais
anunciavam esses fenômenos estranhos sem, contudo, indagar suas causas.
A “mesa girante” consistia num móvel redondo com três
pés, à qual os participantes invocavam a manifestação de forças sobrenaturais.
Com a suposta presença, a mesa dava saltos e girava, indicando as letras do
alfabeto de acordo com os códigos estabelecidos.
O pensamento positivista estava em voga na Europa do
século XIX e poucos atribuíam tais efeitos à manifestação demoníaca, ainda que
o Santo Ofício condenasse as mesas em 1856, alegando que havia interferências
do hipnotismo ou do magnetismo.
De fato, os magnetistas acreditavam que os fenômenos
das mesas girantes poderiam ser causados por fluidos elétricos ou magnéticos,
ou ainda, por algum outro tipo de manifestação desconhecida, porém similar. O
fundador dessa filosofia – o magnetismo animal, também chamado de mesmerismo –
foi o médico e filósofo austríaco Franz Anton Mesmer.
Para esse estudioso, que freqüentava círculos
ocultistas e alquímicos em seu país, seguindo a linha do famoso místico
Paracelsus, haveria correspondência entre o mundo exterior – o macrocosmo – e
as diferentes partes do organismo – o microcosmo.
A tese de formatura de Mesmer em Medicina descrevia a
influência planetária por intermédio de um fluído magnético universal com
poderes sobre a matéria viva. Haveria ainda, o magnetismo animal que existiria
em duas formas antagônicas, emanando nos lados direito e esquerdo do corpo
humano. A cura das enfermidades ocorreria pela restauração do equilíbrio entre
os fluidos. Baseado nessas premissas, elaborou uma terapia que consistia na
fixação dos olhos e na aplicação de passes magnéticos com o uso das mãos.
O pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, adepto de
Mesmer, fazia parte da Sociedade de Magnetismo de Paris. E, a propósito,
compartilhava da mesma opinião do Santo Ofício na condenação das mesas
girantes.
Fonte:
Anderson C.F. Brettas: "Eurípedes Barsanulpho e o Collégio Allan Kardec: Capítulos de História da Educação e a Gênese do Espiritismo nas Terras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro - 1907/1918. (Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de mestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, sob a orientação do prof.º Dr. José Carlos Souza Araújo. Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação -Programa de Pós-Graduação em Educação). Uberlândia, 2006.
Anderson C.F. Brettas: "Eurípedes Barsanulpho e o Collégio Allan Kardec: Capítulos de História da Educação e a Gênese do Espiritismo nas Terras do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro - 1907/1918. (Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de mestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, sob a orientação do prof.º Dr. José Carlos Souza Araújo. Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação -Programa de Pós-Graduação em Educação). Uberlândia, 2006.
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