09/09/2015

Habitações Operárias, de Teixeira Bastos

Para baixar o livro, clique na imagem e selecione-o em: 
http://www.projetolivrolivre.com/
---
Disponível também em "Minhateca", no link abaixo:

---

A questão social abrange muitos problemas, sendo evidentemente um dos principais o da habitação. É tal a importância dele, que pertence na atualidade ao número dos assuntos que chamam mais a atenção, não só dos socialistas, como dos economistas e dos filantropos de todos os centros da civilização.
Não se busca a solução definitiva do problema da habitação, a qual depende, como a de todos os outros problemas sociais, das transformações por que estão passando as sociedades contemporâneas, em obediência à lei histórica da evolução; o eminente economista belga, Hector Denis, ainda há poucos meses, no Congresso internacional das habitações operárias, efetuado na Bélgica, demonstrou a necessidade, para se atingir o desejado fim, de uma transformação do regime da propriedade. O que se espera neste momento, é encontrar os meios práticos de fornecer aos operários, e em geral às classes menos favorecidas, melhor habitação do que aquelas em que vivem, isto é, casas econômicas e higiênicas.
Este problema, que preocupa há muito tempo, em todos os países, os que se interessam pela questão social, e ainda os que só desejam melhorar o viver dos proletários, tem sido descurado em Portugal, nomeadamente em Lisboa, o nosso primeiro centro operário.

Não há casas baratas em boas condições higiênicas, casas para gente pobre, habitações para operários!

[Trecho do livro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário