Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o
site do “Projeto Livro Livre”: http://www.projetolivrolivre.com/
(Download)
↓
(Download)
↓
Os livros estão em ordem alfabética: AUTOR/TÍTULO (coluna à
esquerda) e TÍTULO/AUTOR (coluna à direita).
---
ORIGEM DE ALGUNS RITMOS MUSICAIS
BAIÃO (ou
BAIANO) - É uma dança nordestina e de caráter popular, surgida por volta de
1946. Caracteriza-se pelo seu movimento improvisado, com sapateados e estalos
de dedos.
BATUQUE -
Trata-se de uma dança popular. Ao pé da letra, significa “ação de batucar, de
martelar frequentemente.”
BOLERO -
Surgido no fim do século XVIII, mui provavelmente na Espanha, o BOLERO é
caracterizado por suas letras bastante sentimentais e pelo seu ritmo elegante.
Entre algumas das definições sobre a origem da palavra “bolero”, há quem afirme
que vem de umas “bilinhas” usadas pelas “boleras”, dançarinas ciganas.
CATERETÊ
- De origem ameríndia e tipicamente rural, o CATERETÊ consiste em cantos,
sapateados e palmas sob o som de viola. A influência das danças africanas
parece de fácil vislumbre.
CHULA - Dança
popular do Norte de Portugal, de andamento vagaroso, com
canto acompanhado por rabecas, violas, guitarras e percussão (Houaiss).
COUNTRY -
Originária das cidades americanas de Nashville e Santa Fé, no começo do século
XIX, caracteriza-se pelo uso de instrumentos tais como violões, banjos,
bandolins e rabecas.
ELECTRO
- Conhecido também por TECNOFUNK, tal ritmo faz uso de efeitos de dub e
mixagem, sendo o mais comum o SCRATCHING, que consiste numa percussão obtida
segurando-se o disco sobre o prato, num movimento de ida e volta, realizado com
a mão.
FANDANGO
- Dança popular a três tempos e sapateada, de uso na Espanha, Portugal e Brasil
(Dicionário Michaelis).
FOLK - Música
folclórica caracterizada, nos Estados Unidos, pelo uso da gaita e do violão; e,
na Inglaterra, pelo uso de harpas, violinos, bandolins, gaita de fole etc.
FORRÓ -
O famoso “arrasta-pé” é caracterizado principalmente pelo uso da sanfona ou
acordeão. Segundo estudiosos, o FORRÓ é uma mistura de ritmos africanos,
europeus e indígenas. O maior representante do forró foi Luiz Gonzaga, o
conhecido “rei do baião”. Etimologicamente, há quem afirme tratar-se de uma
redução forrobodó (baile popular).
HEAVY METAL
- Ao pé da letra, significa “metal pesado”. O termo baseia-se no livro “The New
Express”, do escritor William Burroughs. O HEAVY METAL caracteriza-se pela
ferocidade de seu ritmo.
JAZZ - Surgiu
por volta do ano 1840, na América do Norte. Sua principal característica é a
improvisação. Há quem afirme que o JAZZ foi inspirado no ritmo do vodu
africano.
LAMBADA -
Originária do Belém do Pará, a LAMBADA é uma adaptação do Carimbó, com influência
do zouk, a salsa e o merengue e
vários outros ritmos da América Central. Em termos linguísticos, significa
“lapada, paulada, sova, tunda”.
MAMBO - Originárias
da América Central, especificamente em Cuba, a dança e música MAMBO foi
inspirada em ritmos afro-cubanos, de influência dos cultos religiosos de Congo
(África).
MAXIXE -
Nascida no Brasil, o MAXIXE é uma dança popular, requebrada e de visível
sensualidade.
MERENGUE
- Originária da Republica Dominicana, caracteriza-se pela rapidez e malícia do
ritmo, no qual o dançante ou dançador mexe o quadril de um lado para o outro.
MINUETO
- Dança francesa, de compasso ternário, originária do Poitou, cuja
característica é o perfeito equilíbrio dos movimentos.
PAGODE -
Surgido na década de 90, do século passado, o PAGODE caracteriza-se pelo seu
andamento bastante simplificado, apresentando alguns traços do “choro”. Vale
ressaltar que entre alguns povos pagãos da Ásia, “pagode” é um templo.
POLCA - Originária
da Boêmia, a POLCA é um tipo de dança animada a dois tempos. Vem do francês polka.
QUADRILHAS - De origem européia, a QUADRILHA surgiu no Brasil no começo do século XIX. Caracteriza-se pelo seu traço tipicamente caipira ou rural, em que os participantes, em diversos pares, desfilam com ruidosa alegria. Há quem diga que a QUADRILHA pela Igreja Católica de antigos cultos pagãos ao fogo.
REGGAE -
Originário da Jamaica, o REGGAE é uma mistura do rhythm-and-blus e soul music.
Tem como principal representante o falecido cantor Bob Marley. Há quem associe
o REGGAE com uma divindade conhecida por Jah.
ROCK - Termo
originário do inglês rock and roll,
música popular originada nos Estados Unidos, na década de 50. Surgiu a partir
da mistura de elementos da música negra (rhythm
and blues), com a dos brancos (country).
Entre os artistas que criaram o rock, destacam-se Bill Haley, Buddy Holly e
Elvis Presley (Nova Enciclopédia Ilustrada Folha).
SAMBA - Dança
popular brasileira, de origem africana, com variedades urbana e rural, cantada
e muito saracoteada, compasso binário e acompanhamento obrigatoriamente
sincopado, que se tornou dança de salão universalmente conhecida e adotada
(Dicionário Michaelis). O SAMBA surgiu nos morros Rio de Janeiro. Há quem diga
a palavra SAMBA é uma corruptela de “semba”, que, na macumba carioca, diz
respeito à mulher que ocupa cargo na hierarquia sacerdotal, equivalente à “mãe
de santo”.
SWINGUE
- Do inglês “swing”, que significa “balanceio, balouço”. Surgiu na década de 40
do século passado, na América do Norte. É um tipo de dança muito sensual.
TANGO - De
origem hispano-americana, o TANGO, que nasceu sob influência da POLCA, é o tipo
de dança na qual o casal se abraça para dançar. Para alguns estudiosos da
música, o TANGO foi inspirado em variados ritmos africanos.
VALSA - Originária
da Alemanha e Áustria, a valsa consiste numa dança de roda lenta, moderada ou
rápida, em compasso ternário. Por causa do contato que se dá entre o casal que
dança, a valsa chegou a ser proibida em tempos passados. Em nossos dias é comum
dançar-se valsa em festas (casamentos, formaturas etc.).
VANERÃO -
É uma versão do FORRÓ para a região sul do Brasil.
VODU - Tal
ritmo baseia-se num culto de origem africana, praticado nas Antilhas, que tem
certa relação com a macumba praticada no Brasil.
XOTE - Surgido
no fim do século XIX, na Hungria, o XOTE caracteriza-se pela semelhança de seus
passos com a POLCA.
---
Fonte:
Iba Mendes: "No Princípio das Palavras". Poeteiro Editor Digital. São Paulo, 2014.
---
Fonte:
Iba Mendes: "No Princípio das Palavras". Poeteiro Editor Digital. São Paulo, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário