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A "Canção do Exílio" e o contexto lítero-cultural
Sabemos que,por menor que seja a
participação efetiva de qualquer homem em seu tempo, esse mesmo tempo em que vive
é que caracteriza suas vivências e pensamentos. Sobretudo os poetas, seres
humanos dotados de uma sensibilidade além, são os primeiros a, como um prisma,
conter e, em seguida, refletir as cores do seu tempo.
Gonçalves Dias nasceu um ano após
a Independência do Brasil - em 1823 - e
viveu sua fase adulta duas décadas depois, em meio ao grande entusiasmo
produzido por este marco histórico brasileiro. É, portanto, natural que o
sentimento nacional, de amor a Terra, esteja presente - e à priori - em sua
obra; e é nesse espírito que devemos ler Gonçalves Dias. O grande poeta soube,
com mestria, associar, em perfeito equilíbrio, a força ufanista ao poder verbal
que caracterizou sua expressão. Foi a "Canção do Exílio" o seu primeiro
momento de inspiração, o passaporte da sua imortalidade; segundo Manuel
Bandeira , "Ainda que não tivesse escrito mais nada, ficaria, por ela, o
seu nome para sempre gravado na memória de sua gente".
Isto porque o nacionalismo de
Gonçalves Dias não apenas traduziu o furor ativista do pós-Independência, ou o
sentimento saudosista de um jovem exilado em Coimbra. O poeta falou de emoções universais profundas, transcendendo
espaço e tempo: seu lirismo interno abriu caminhos na sensibilidade do século XIX,
perpetuando-se até nossos dias. É certo que novas formas de expressão foram
trabalhadas, novos movimentos literários, após o Romantismo, ampliaram o
"dizer" e o "fazer" poéticos vinculados ao tema do exílio,
mas a "Canção do Exílio", escrita em 1843, estabeleceu-se como a
grande inspiradora, o poema "clássico", Princípio da nacionalização
literária brasileira.
"Estava eu na sala de
redação do Diário do Rio quando aí entrou um homem pequeno, magro, ligeiro ...
Não foi preciso que me dissessem o nome, adivinhei quem era – Gonçalves Dias!
Fiquei a olhar, pensando, com
todas as minhas sensações da adolescência. Ouvia cantar em mim a famosa
"Canção do Exílio" ... "
Machado de Assis
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Fonte:
Sylvia Helena Cyntrão: “Dissertação: "A ideologia nas Canções d e Exílio: Ufanismo e Crítica" (Dissertação apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília como requisito para obtenção do título de mestre em literatura brasileira. Orientadora: Maria de Jesus Evangelista). Brasília, 1988
Fonte:
Sylvia Helena Cyntrão: “Dissertação: "A ideologia nas Canções d e Exílio: Ufanismo e Crítica" (Dissertação apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília como requisito para obtenção do título de mestre em literatura brasileira. Orientadora: Maria de Jesus Evangelista). Brasília, 1988
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