02/01/2014

Primeiros Cantos, de Gonçalves Dia

 Goncalves Dias - Primeiros Cantos - Iba Mendes
Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o site  do “Projeto Livro Livre”: http://www.projetolivrolivre.com/
(Download)

Os livros estão em ordem alfabética: autor/título (coluna à esquerda) e título/autor (coluna à direita).


---


A "Canção do Exílio" e o contexto lítero-cultural

Sabemos que,por menor que seja a participação efetiva de qualquer homem em seu tempo, esse mesmo tempo em que vive é que caracteriza suas vivências e pensamentos. Sobretudo os poetas, seres humanos dotados de uma sensibilidade além, são os primeiros a, como um prisma, conter e, em seguida, refletir as cores do seu tempo.

Gonçalves Dias nasceu um ano após a Independência do Brasil - em 1823 -  e viveu sua fase adulta duas décadas depois, em meio ao grande entusiasmo produzido por este marco histórico brasileiro. É, portanto, natural que o sentimento nacional, de amor a Terra, esteja presente - e à priori - em sua obra; e é nesse espírito que devemos ler Gonçalves Dias. O grande poeta soube, com mestria, associar, em perfeito equilíbrio, a força ufanista ao poder verbal que caracterizou sua expressão. Foi a "Canção do Exílio" o seu primeiro momento de inspiração, o passaporte da sua imortalidade; segundo Manuel Bandeira , "Ainda que não tivesse escrito mais nada, ficaria, por ela, o seu nome para sempre gravado na memória de sua gente".

Isto porque o nacionalismo de Gonçalves Dias não apenas traduziu o furor ativista do pós-Independência, ou o sentimento saudosista de um jovem exilado em Coimbra. O poeta falou  de emoções universais profundas, transcendendo espaço e tempo: seu lirismo interno abriu caminhos na sensibilidade do século XIX, perpetuando-se até nossos dias. É certo que novas formas de expressão foram trabalhadas, novos movimentos literários, após o Romantismo, ampliaram o "dizer" e o "fazer" poéticos vinculados ao tema do exílio, mas a "Canção do Exílio", escrita em 1843, estabeleceu-se como a grande inspiradora, o poema "clássico", Princípio da nacionalização literária brasileira.

"Estava eu na sala de redação do Diário do Rio quando aí entrou um homem pequeno, magro, ligeiro ... Não foi preciso que me dissessem o nome, adivinhei quem era – Gonçalves Dias!

Fiquei a olhar, pensando, com todas as minhas sensações da adolescência. Ouvia cantar em mim a famosa "Canção do Exílio" ... "
Machado de Assis

---
Fonte:
Sylvia Helena  Cyntrão: “Dissertação:  "A ideologia nas Canções  d e  Exílio: Ufanismo e  Crítica" (Dissertação apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília como requisito para obtenção do título de mestre em literatura brasileira. Orientadora: Maria de Jesus Evangelista). Brasília, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário