24/11/2013

Aventuras do Dr. Bogoloff, de Lima Barreto

Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o site  do “Projeto Livro Livre”: 
Os livros estão em ordem alfabética: autor/título (coluna à esquerda) e título/autor (coluna à direita).



---

Aventuras do Dr. Bogoloff

O ensaísta traça o perfil de Bogoloff ressaltando sua condição de imigrante miserável e solitário, que passa de trabalhador na colônia agrícola a trapaceiro na cidade. Nessa transformação, segundo Astrojildo Pereira, a personagem Lucrécio Barba-de-Bode ocupa um lugar estratégico nas Aventuras, uma espécie de "instrumento cego do destino". Vivendo à margem do mercado de trabalho, sobrevivendo como capanga eleitoral, é ele quem, ironicamente, termina socorrendo Bogoloff e inserindo-o na rede de favores da esfera política. Apesar da ligação corrompida com a elite o complexo de suburbano define suas atitudes:

No fundo era um bom sujeito, ingênuo, tolo, mais prestativo para os outros do que para si mesmo e a amizade com Bogoloff acabava cumprindo urna espécie de honraria por tratar-se de um doutor estrangeiro e que estava sob sua proteção.

Numa sociedade caracterizada por relações de trabalho completamente pervertidas, não é de se estranhar que um sujeito sem qualificação, tendo na violência a força de trabalho, seja ponte de aproximação dos políticos.
---
Fonte:
Elizabeth Gonzaga de Lima: "Avesso de Utopias: Os Bruzundangas e Aventuras do doutor Bogoloff". UNICAMP. Campinas, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário