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Molière: vida e obra
Em 15 de janeiro de 1622 nasce em
Paris um dos maiores dramaturgos do classicismo francês, Jean-Baptiste
Poquelin. Filho do tapeceiro do rei Louis XIII, Jean-Baptiste recebe a
valorizada educação das pessoas honestas . Antes de formar-se em direito,
estuda no célebrecolégio jesuíta de Clérmont e passa sua juventude em meio à
burguesia, classe que serviu de quadro para muitas de suas peças. Em 1637,
JeanBaptiste herda de seu pai o cargo de tapeceiro do rei, mas não demora muito
a abandonar a função, ao descobrir sua vocação para o teatro.
Em 1643, funda com sua amante
Madeleine Béjart um grupo teatral chamado Illustre
Théâtre, composto por dez atores. A trupe se instala primeiramente em
Rouen, sob direção de Madeleine Béjart e, em 1644, se instala em Paris, quando
Jean Batiste assume a direção da trupe e também o pseudônimo de Molière. Apesar
de encenarem as tragédias preferidas pelo público da época, o Illustre Théâtre não resiste à concorrência
e, em1945, dois anos após sua abertura, a companhia fecha as portas e Molière
acaba sendo preso por dívidas acumuladas com as tentativas fracassadas de
driblar a concorrência.
Depois deste começo difícil,
Molière e Madeleine percorrem por doze anos o interior da França, sob a
proteção de diferentes e importantes personalidades. Estes anos serviram de
aprendizagem para Molière como autor cômico. A partir de 1655 Molière escreve
seus primeiros textos, assumindo também a função autor, além de ator e diretor
da trupe.
Em 1658 Molière retorna a Paris e
recebe a proteção de Philippe de Orléans, irmão do rei Louis XIV, e sua trupe
passa a se chamar Troupe Du Monsieur.
Perante o rei, a corte e os atores rivais do Hôtel de Bourgogne, Molière encena Nicomède (1651), tragédia de
Pierre Corneille. Embora sem muito sucesso, triunfa ao encerrar o espetáculo com
a farsa de sua autoria Le Docteur
Amoureux (1656) e sua trupe é autorizada pelo rei a se apresentar no teatro
do Petit-Bourbon, em alternância com
os comediantes italianos. É com o sucesso de L’Étourdi (1655), Le Dépit
Amoureux (1656) e de As Preciosas
Ridículas (1659) que o autor, passa a se dedicar, definitivamente, à
comédia.
Em 1662, mesmo ano em que se casa
com Armande, irmã de Madeleine Béjart vinte anos mais jovem que ele, Molière
encena Escola de Mulheres (1662), primeira
de suas grandes comédias. Escola de Mulheres
obtém imenso sucesso e Molière eleva a comédia ao nível da tragédia. Apesar do
ataque de seus adversários invejosos que criticam a peça, Molière passa a ser
oficialmente protegido por Louis XIV e começa a receber uma pensão, a primeira
fornecida pelo rei a um comediante.
Em 1664, Molière representa Tartufo (1664), peça centrada sobre um
hipócrita religioso e que, após apresentação dos três primeiros atos, foi
interditada durante cinco anos, resultando na acusação de Molière como
impiedoso e libertino. No ano seguinte, Dom
Juan é encenada, mas apesar do sucesso inicial e de não ter sido
oficialmente interditada, acaba sendo suprimida sob pressão dos opositores de
Molière.
Em 1665, aumenta a credibilidade
de Molière com o rei que dá a sua trupe o nome de Troupe du Roi. No ano seguinte representa O Misantropo (1666), considerada pela crítica sua mais fina
comédia. Inconformado com a interdição de Tartufo
(1664), Molière modifica a peça em 1667, intitulando-a de L’Imposteur, e a representa no PalaisRoyal, mas após a
apresentação, a peça é proibida novamente. Neste mesmo ano, Molière adoece e o
teatro é fechado por alguns meses.
Em 1668, Molière representa a
forte comédia de personagem O Avarento (1668).
No ano seguinte, apoiado pelo rei, Molière representa no Palais-Poyal, Tartufo (1664/1669)), em sua primeira
apresentação autorizada após cinco anos de recusa. A peça obtém um imenso
sucesso, consagrado por dezenas de representações durante o ano. Em 1671,
Molière volta às farsas representando Les
Fourberies de Scapin (1671) e La
Comtesse d’Escarbagnas(1671).
Em 1672, Molière monta Les Femmes Savantes, grande comédia em
versos na qual vinha trabalhando desde 1668, cuja estreia obteve grande sucesso
como veremos adiante. Os últimos anos de sua vida foram bastante conturbados,
não só no plano profissional, mas também no plano pessoal. Molière perde o
filho em 1664, seu pai em 1669 e a amiga Madeleine Béjard em 1672. Em 1673
Molière leva aos palcos O Doente
Imaginário. O dramaturgo adoece durante a quarta representação da peça e,
aos cinquenta e um anos de idade encerra sua biografia.
Ao todo, Molière nos legou quatro
farsas, quinze comédias-balé, duas comédias críticas, quatro comédias de intriga
e nove comédias de costumes e de personagens, obras que vêm sendo lidas e
encenadas pelo mundo afora ao longo dos séculos.
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Fonte:
Fonte:
Amanda Ioost da Costa: “Análise de duas traduções de Les
Femmes Savantes de Molière: Uma reflexão sobre os traços estilísticos do
autor”. (Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução
da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em
Estudos da Tradução. Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Borges de Faveri). Florianópolis,
2011.
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