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Garrett e a tragédia de tema clássico: O Exemplo de Mérope
Almeida Garrett completou a sua
tragédia Mérope em 1820, o ano da revolução liberal. No prefácio que para ela
escreveu em 1841, diz que nunca se chegou a representar: «estavam ensaiados os
primeiros três actos quando veio a revolução de vinte; poeta e actores e
espectadores e o nosso teatrinho, tudo absorveu a excomungada política.» As
palavras que o Autor dirige à sua primeira obra dramática de fôlego, mais de
vinte anos depois de a ter escrito, envolvem- na com o ambiente político que
parece ter estado presente em toda a sua vida. É pois essa vivência política,
sustentada por posições ideológicas próprias do seu tempo, que a nosso entender
justificam o facto de Garrett ter deixado Mérope sobreviver, dignamente editada
e, em parte, comentada. A tragédia de tema grego parece-nos ser um meio de
atestar a precocidade da consciência política do fundador do Teatro Nacional. A
confirmação dessa hipótese será feita através do estudo da peça, que
estruturámos em três partes: a lenda original grega e as fontes que a relatam;
as influências e motivações de Garrett para a escolha e tratamento deste tema;
e a análise da obra enquanto texto trágico.
Mérope é uma figura da galeria
mitológica grega pertencente ao ciclo dos Heraclidas. As fontes clássicas que a
ela se referem e que chegaram até nós são fundamentalmente a Biblioteca de
Apolodoro, as Fábulas de Higino e a Descrição da Grécia de Pausânias. Sabemos
que, entre 428 e 425 a .
C., Eurípides escreveu uma tragédia de nome Cresfontes, cujo tema era um
episódio da vida daquela heroína. Contudo, o texto perdeu-se e hoje apenas
restam fragmentos e referências, como as feitas por Aristóteles na Ética e na
Poética. A partir destes, porém, e juntamente com o que dizem Apolodoro, Higino
e Pausânias, é-nos possível reconstituir o mito e em parte o argumento da
tragédia perdida.
Mérope era filha do rei da
Arcádia, Cípselo, e foi dada por este em casamento a Cresfontes, um dos
Heraclidas, rei da Messénia. Cresfontes tinha obtido o seu reino por ocasião da
partilha do Peloponeso entre os descendentes de Héracles. O episódio mais
célebre que envolve a rainha da Messénia, e que motivou a tragédia de
Eurípides, baseia-se na revolta que levou ao assassinato de Cresfontes. O rei
foi vítima de uma rebelião, liderada por um outro Heraclida, chamado Polifontes.
Este eliminou também os dois filhos mais velhos de Cresfontes e casou com a
viúva do rei contra a vontade dela. Todavia, durante o assalto ao palácio, Mérope
conseguiu salvar o filho mais novo, que recebe vários nomes, provenientes de
diversas tradições: Eurípides adopta o nome de Cresfontes, tal como o pai, com
que intitula a sua tragédia; Higino nomeia-o Telefontes e Pausânias chama-lhe
Épito. A rainha confiou a criança a um servo, que o levou para a Etólia, e
através dele manteve-se a par da vida do filho sobrevivo. Porém, Polifontes
sabia que um dos enteados não morrera, o que lhe provocou alguma ansiedade,
visto estar sempre na expectativa da vingança do jovem. Assim, Polifontes
lançou publicamente a proposta de uma recompensa a quem encontrasse e matasse
Épito.
Homem feito, o jovem decidiu
vingar o pai e resgatar a mãe. Assumiu outra identidade e dirigiu-se a
Polifontes afirmando que matara Épito e que tinha direito à recompensa
prometida. O rei pediu-lhe algum tempo para confirmar a história. Entretanto, o
servo que cuidara do príncipe veio ter com Mérope, para lhe comunicar o
desaparecimento do filho. Tal revelação contribuiu para que a rainha
acreditasse definitivamente na história do estrangeiro e pensou que o seu filho
perecera às mãos do mercenário. Assim, Mérope dispôs-se a vingar a sua morte e,
durante a noite, invadiu o quarto de Épito com a intenção de o executar. Quando
já erguia a arma, apareceu o velho servo, que reconheceu o rapaz e
atempadamente susteve a mão da rainha. Feita a revelação, Mérope e Épito
combinaram a forma de se vingarem: a mãe vestir-se-ia de luto, como se o seu
filho tivesse, de facto, morrido, e assumiria uma nova atitude, de resignação, para
com o marido, que até então desprezara. Face a isso, o rei pensou dever oferecer
um sacrifício aos deuses, agradecendo-lhes a benesse de que havia sido alvo.
Convidou o hóspede a imolar a vítima sacrificial e este aproveitou para vingar
o pai e os irmãos, bem como o sofrimento da mãe: em vez de matar o animal,
matou Polifontes, tendo sido imediatamente aclamado rei da Messénia.
[...]
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Fonte:
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Fonte:
Nuno Simões Rodrigues (Universidade
de Lisboa Para a Senhora Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira): Garrett
e a tragédia de tema clássico: O Exemplo de Mérope. Disponível em: www.uc.pt
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