08/08/14

Ensaios sobre Camões, de Camilo Castelo Branco

 Ensaios sobre Camões, de Camilo Castelo Branco gratis pdf
Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o site  do “Projeto Livro Livre”: http://www.projetolivrolivre.com/
(
Download)
Os livros estão em ordem alfabética: AUTOR/TÍTULO (coluna à esquerda) e TÍTULO/AUTOR (coluna à direita).



---
Milagres do talento
O talento de Camões fez o milagre de inserir na sua epopeia, sem desdourá-la, coisas que nenhum poeta de hoje em dia, apesar das liberdades modernas na objetividade, conseguiria enquadrar em moldura lírica, sem plagiar o engenho dos redatores de menus. Se os Srs. G. Junqueiro ou J. Seguier cismassem com o modo mais olímpico de cerzirem num poema de atualidade a notícia do presente duns carneiros e dumas galinhas, com certeza rejeitariam o presente, correndo-lhes o dever de o divulgarem em alexandrinos.
Luís de Camões não hesitou em imortalizar um sucesso análogo nos termos mais singelos e populares. Relata Vasco da Gama ao rei de Melinde que os etíopes lhe trouxeram galinhas e carneiros. O poeta conta o caso como ele foi:
........... humanamente nos trataram,
Trazendo-nos galinhas e carneiros.
(Canto V, estância 64)

O rei de Melinde banqueteia o herói com carne, peixe, volateria e frutos. Camões não se esquiva a perpetuar a liberalidade oriental do monarca na forma e estilo mais comezinhos:
Este famoso rei...
Festeja a companhia lusitana
Com banquetes, manjares desusados,
Com frutos, aves, carnes e pescados.
(Canto VI, estância 2)

Escreva um verso assim algum poeta moderno, e virá logo a crítica azeda dizer-lhe que ele tem a inspiração culinária das tabuletas dos restaurantes.

Camilo Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário