23/06/2014

Diálogos das Grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão

 Dialogos das Grandezas do Brasil - Ambrosio Fernandes Brandao - Iba Mendes-ok
Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o site  do “Projeto Livro Livre”: http://www.projetolivrolivre.com/
(
Download)
Os livros estão em ordem alfabética: AUTOR/TÍTULO (coluna à esquerda) e TÍTULO/AUTOR (coluna à direita).





Biografia de Ambrósio Fernandes Brandão

Ambrósio Brandão nasceu em 1555, vivendo 25 anos no Brasil, inicialmente em Olinda, entre 1583 e 1587, e posteriormente na Paraíba, entre 1607 e 1618, onde foi senhor de dois engenhos. No intervalo entre os dois períodos de permanência no Brasil, residiu em Lisboa, “onde acabou por ser denunciado por um ex-empregado, de nação mourisca, como adepto da religião judaica.”

Suspeito de heresia junto com a família, voltou ao Brasil onde se estabeleceu em uma sesmaria na Paraíba, obtida no reino. Homem letrado, por meio de seus estudos, leituras, observações e experiências obteve os elementos básicos para compor sua obra Diálogos das Grandezas do Brasil, concluída em 1618. Entretanto, somente quase três séculos depois, em 1954, é que a autoria da obra lhe foi atribuída por José Antônio Gonsalves de Mello. Descoberta inicialmente pelo Francisco Adolpho de Varnhagen (1816-1878), teve sua primeira publicação na Revista do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano entre os anos de 1883 e 1887, com novas publicações e edições durante o século XX.


---
Referência bibliográfica:

"O âmbar de Ambrósio Fernandes Brandão: um registro equivocado": Antônio Carlos Sequeira Fernandes, Ricardo Pereira, Ismar de Souza Carvalho, Débora de Almeida Azevedo. Revista Filosofia e História da Biologia, v. 6, n. 2, p. 173-187, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário