05/11/2013

Contos Completos de Machado de Assis

 Machado de Assis - Contos Completos - Iba Mendes
Para baixar este livro gratuitamente em formato PDF, acessar o site  do “Projeto Livro Livre”: http://www.projetolivrolivre.com/
(Download)

Os livros estão em ordem alfabética: autor/título (coluna à esquerda) e título/autor (coluna à direita).


---


 A IRONIA NOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS 


Quanto ao gênero conto, os de Machado de Assis apresentam as características  peculiares a esta forma narrativa (um único conflito e um número reduzido de personagens,  cujas ações se desenvolvem em um espaço e tempo lineares, determinados e invariáveis),   porém revestidas de certa originalidade própria sua. Além disso, seus contos também podem ser considerados crônicas da vida privada de seu tempo, uma vez que, aliada à ficcionalidade, há uma permanente e detalhada descrição dos costumes da sociedade carioca do século XIX.

Segundo artigo de Ana Maria Lisboa de Mello sobre a estrutura narrativa dos contos de Machado de Assis, o “conto machadiano não nasce de uma tradição brasileira, já que essa espécie narrativa ainda não se firmara na nossa história literária brasileira quando,  nos anos  sessenta do século XIX, o escritor começa a publicar os primeiros contos em jornais e revistas” (MELLO, 2001, p. 113-114). Ainda no mesmo artigo, as formas narrativas diversas  presentes na contística machadiana são enfocadas:

A modernidade de Machado de Assis como contista revela-se, primeiramente, na recusa a modelos preestabelecidos (...) Mesmo quando trabalha o acontecimento, o autor tempera-o com uma dose de ironia que enfraquece o molde de ênfase na pura fábula (...) Em outra direção, a variedade de histórias que narra vem acompanhada de uma diversidade de procedimentos discursivos que impossibilita responder a questão sobre como são construídos os contos machadianos, ainda que se buscasse uma síntese provisória. (MELLO, 2001, p. 115)

---
Fonte:
Andrea Czarnobay Perrot:  “Machado de Assis e a  Ironia: estilo e visão de mundo”. Tese de Doutorado em Literatura Brasileira, apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora: Profª. Drª. Ana Maria Lisboa de Mello). Porto Alegre, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário