27/09/2015

Ilha: Retratos encontrados num álbum esquecido..., de Salomão Rovedo

Para baixar o livro, clique na imagem e selecione-o em: 
http://www.projetolivrolivre.com/
---
Disponível também em "Minhateca", no link abaixo:




----


Intróito esfarrapado

"Honni soit qui mal y pense."
(Vergonha quem disto pensar mal.)

Para se livrar da pecha de mentiroso o autor me pediu para escrever este prefácio, querendo me fazer avalista das estórias que ele pespegou na alvura do papel virgem. Primeiro tentou difamar meus relatos maldizendo: “Informante é uma praga, um desalmado. Isso mesmo: desalmado, sem alma: diz, conta e fala, mas não garante. Pois fique sabendo que vou publicar tudo aquilo que me contou – e assinar embaixo. Só espero que seja a pura expressão da verdade.”

Não tem problema. Meu Vô João resmunga com toda razão:

“A verdade é a verdade, nada mais que a verdade e o que não é verdade não é verdade."

E mais: “Se uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.

Esta estória está, pois, defecando verdades e vomitando mentiras. Quem acreditar que creia!

Então, tudo que eu disse está dito e toda a nação de coisas que disse é facilíssima de entender, porque o que é verdade à luz da lamparina, também é verdade à luz do Sol. Faço minha a advertência que copiei do filósofo Platão:
"Depois das mentiras, o maior vício de uma obra histórica é estar repleta de minuciosidade".

Nada posso jurar de pés juntos porque sei que a mentira é como bola de neve, quanto mais rola mais aumenta. Estória é como boato: corre vadia de boca em boca sem rumo. Ainda sigo o Vô João: “a verdade é muito importante para ser dita pela metade." Sei que o caminho da verdade é tortuoso, mas mentira, mentira mesmo, dessas cabeludas, cabeludas, não contei nenhuma, nenhumazinha mesmo. Bem, talvez uma ou outra, pequeninha, que ninguém é perfeito...

Temos que fingir acreditar na memória, porque dela não podemos ser expurgados como Adão foi do Paraíso. Ninguém mente pela metade: quem mente, mente tudo, mente toda a mentira. Como não existe a meia verdade, não existe a meia mentira. A mentira tem pernas curtas.

Impossível, lógico, assumir sozinho toda a responsabilidade. Se a verdade é filha de Deus, a mentira é filha do Diabo e sendo católico praticante acredito nas capetices do Malino. A própria Bíblia, o livro dos livros, ensina: "Todo homem é mentiroso." (Salmos, 115-11). Como o autor é o pai do livro que escreve, o mentiroso é o pai da mentira que conta. Não pode ser diferente. Quem pariu Mateus que o embale...

Faço minhas as palavras do sábio: “o historiador é um pateta que olha para trás...” e me calo.

“Hei de fazer com que te lembres sempre
deste lugar, deste dia e de mim.”

Terêncio


[Trecho do Livro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário